top of page

Isa Cafeinada

[Água] Qual é a melhor água para café?

Atualizado: 18 de fev. de 2022


TDS Água Prata
A água Prata possui TDS de 75.7

Esse post é o primeiro de uma série que vou fazer sobre água. Vou falar sobre água de um ponto de vista mais técnico e como ela impacta no sabor que o café terá quando preparado.


O que é TDS

TDS é a quantidade total de sólidos dissolvidos (total dissolved solids) na água, ou seja, a quantidade total de minerais que uma água específica possui. O TDS pode ser medido com um medidor de TDS (o queestá na foto acima - comprei pelo Mercado Livre e custou uns R$40).


Qual o papel do TDS e dos minerais no café?

A SCAA (Specialty Coffee Association of America) diz que o melhor TDS para se fazer café é 150mg/L. PORÉM, essa ideia de apenas olhar para o TDS está ficando para trás, porque apesar de ser uma referência base, ele é o valor total dos minerais, e desconsidera a proporção entre eles. A proporção dos minerais na água é muito mais importante para o resultado final em uma extração de café. Um estudo apontou que os minerais Cálcio e Magnésio são importantes na extração do café, extraindo de forma balanceada os sabores que um determinado café tem a oferecer. O Bicarbonato também tem um papel importante. Entretanto, o excesso desses minerais ou a sua escassez podem alterar a extração de forma negativa (extraindo muito pouco, ou extraindo demais).


Como escolher água para o café?

Você deve estar pensando “tá, mas como eu vou escolher a melhor água para o café?”. Embora a ciência aponte para certas quantidades de minerais, sabor é algo muito subjetivo. Eu fiz uns testes com diferentes águas da minha região, incluindo a da torneira. Embora a Sferriê seja na teoria a com o melhor TDS, achei a água da torneira (com um TDS de 60 e poucos) a melhor das águas...pois é. Isso prova que o TDS total da água não é tão importante que nem a quantidade e proporção dos minerais, além da preferência pessoal.


Água e nível de extração do café

Outra coisa importante: o nível de extração varia com cada água que você usa, uma vez que os minerais e a sua quantidade afetam isso. Mesmo com isso em mente, não pude medir a extração de forma científica, já que para isso é necessário um equipamento muito caro chamado refratômetro. Mas ainda assim é possível saber se um café extraiu pouco ou demais notando se está aguado/ácido/sem graça ou se está muito amargo:


CAFÉ AMARGO: provavelmente extraiu demais.

ÁCIDO/SABOR FRACO/ provavelmente extraiu pouco.


Refratrômetro Café
Refratrômetro - equipamento que mede a extração do café (Barista Hustle)

Eu sugiro que você faça um cupping em casa utilizando diferentes águas para descobrir qual é a melhor para o seu gosto, até porque de uma cidade para a outra já mudam as opções de água disponíveis, além da água da torneira. Também vale lembrar que cada café age de forma diferente com cada água.



FONTES: Barista Hustle, The World Atlas of Coffee (HOFFMANN, James), SCAA, The Coffee Chronicler.




Gostou desse post? Então confira também:

Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page