top of page

Isa Cafeinada

Como fazer cappuccino em casa sem máquina de espresso?

Atualizado: 7 de fev. de 2022

A resposta técnica para essa pergunta é: "não tem como, pois cappuccino exige espresso". Porém, é possível fazer um café delicioso e que lembra muito um cappuccino utilizando algumas técnicas e equipamentos mais básicos.


Cappuccino
Café que preparei seguindo as dicas abaixo.

Preparando o café

Uma vez o cappuccino é um café diluído com leite - e o pavor de todo amante de café é uma bebida aguada e sem graça - é necessário usar um café muito concentrado e potente, tal como é o espresso, para um cappuccino caseiro de sucesso.


Algumas formas de se obter esse café que eu já testei e aprovei são utilizar uma moka (e usar a metade da água) ou a aeropress (o método que eu uso atualmente). Qualquer outro método que gere um café concentrado está valendo!


Leite com textura cremosa

O cappuccino, assim como a maioria dos cafés a base de leite, possui uma textura cremosa na boca que geralmente dura até praticamente o final da bebida. E esse acaba sendo o maior diferencial - na minha opinião - entre um café feito em casa e um de cafeteria.


Máquinas para espumar leite

Para o leite atingir essa textura ideal, ele precisa ser aquecido e vaporizado/espumado. O equipamento para fazer isso se encontra acoplado às máquinas de espresso. Existem máquinas mais portáteis e "domésticas" para espumar leite. No entanto eu tenho uma dessas máquinas da Nespresso (se chama Aeroccino) e digo que os modelos mais básicos desse equipamento são práticos, mas produzem um leite que possui uma espuma muito grossa no topo e um leite líquido embaixo. Embora eu ache esse leite mais saboroso do que um leite que apenas foi colocado diretamente no café, ele não possui a textura dos cappuccinos de cafeteria.


Modo alternativo mais barato

Para contornar essa questão, eu pratiquei e fiz muitos testes com a minha prensa francesa. Eu amo a prensa francesa, pois além de produzir um café que eu gosto muito, ainda pode ser usada para fazer chá e espumar leite. A minha técnica está disponível nesses dois videos no meu Instagram: espumando leite vegetal e espumando leite de vaca. Sim, leites vegetais também podem ser espumados!


O vídeo que me inspirou a testar o leite na prensa francesa em casa foi esse (está em inglês).


A técnica em si é confusa para explicar em formato de texto, então sugiro que você assista os vídeos para entender melhor, e que caso tenha dúvidas, me pergunte nos comentários abaixo.


Importante ter em mente

Mudanças nas variáveis (por exemplo, a quantidade de leite) podem afetar a quantidade de vezes que você terá que pressionar o êmbolo da prensa para obter a mesma textura. Por esse motivo, eu peso a quantidade de leite para uma xícara quando vou fazer café para mim, porque sei que vou ter o mesmo resultado sempre.


A temperatura do leite também é importante e eu tento sempre usar o leite a partir de 55ºC até uns 60ºC (melhor textura e mais doçura) . É importante nunca passar dos 70ºC no caso do leite de vaca, pois essa temperatura altera permanentemente a estrutura do leite (de forma negativa nesse caso). No Mercado Livre, há opções bem baratas de termômetros (recomendo muito se você adora cozinhar além de amar café).


Latte Art

É possível sim fazer latte art com o leite da prensa francesa, mas não é tão simples quanto pode parecer.. Porém digo isso na minha visão de quem está aprendendo a fazer latte art. Provavelmente um barista ou alguém com experiência nisso conseguiria fazer lindos desenhos com o leite que eu preparo.


E a crema/cor do espresso que permitem o desenho? A crema e cor do espresso ajudam muito na definição do desenho; permitem que ele fique mais nítido e se destaque mais. Entretanto não é imprescindível ter crema para poder conseguir desenhar no café.


Quero ressaltar que latte art é bem mais difícil do que parece! Requer concentração e assistir muitos tutoriais, além da prática e várias tentativas. Atualmente, consigo apenas fazer corações, mas já estou super feliz de ter alcançado essa pequena conquista de coffee lover. Se você quiser acompanhar a minha jornada para aprender a fazer latte art, tenho um destaque no meu instagram dedicado a isso.


latte art fail
Um dos meus fails de quando estava começando.

Um vídeo super bacana em português sobre latte art é o do Thales (@nao_sou_barista). Apesar de ser direcionado a quem já sabe espumar leite e/ou que tem máquina de espresso, o vídeo me ajudou e me deu perspectiva de algumas coisas importantes.


Considerações finais

É um grande empenho fazer tudo isso por um café? Sim, confesso que faz bagunça e que envolve vários processos, porém, se você ama cappuccino e quer poder fazer um diferenciado em casa (aqui na minha todo mundo me pede esse e não querem mais saber do leite feito na Aeroccino) - é um empenho que compensa demais.



Se você gostou desse conteúdo, irá gostar desses posts:

Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page