[História] Como surgiu a moka, a queridinha cafeteira italiana?
- Isabela G
- 13 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022
Machinetta, caffettiera. Quase todos que bebem café possuem uma moka em casa, mesmo que apenas de decoração. Essa cafeteira pequena e de design elegante conquistou o mundo e tornou o café algo mais acessível. Mas aposto que você não conhece a inspiração inusitada para ela!

Você sabia que essa cafeteira foi inspirada no modo como as mulheres lavavam roupa? E que seu nome é uma homenagem à Moca, antiga cidade portuária do café? Isso mesmo! Amada por alguns, odiada por outros, não podemos negar que a moka teve e ainda tem um grande impacto no mundo do café. Ela foi uma das primeiras opções acessíveis para se fazer café em casa de forma prática.

Mas como surgiu essa cafeteira? Ela foi inventada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti (fundador da famosa marca homônima). Ele possuía uma fábrica de metais, e como na época da invenção da moka o alumínio era visto como um material futurista por ser leve e prático, seu uso passou a ser incentivado pelo governo italiano que queria trazer o país para uma 'nova era'.
É por esse motivo, que Bialetti escolheu esse material para sua cafeteira. A moka simbolizaria a entrada do café em uma nova era, uma era moderna, na qual qualquer um poderia preparar um café facilmente em casa, ao invés de precisar ir em uma cafeteria para apreciar a bebida (estamos falando de uma época na qual quase não haviam métodos de preparo de café e o jeito era beber um espresso fora de casa). Aliás, o café produzido pela moka lembra muito o espresso, uma vez que também é uma forma de se conseguir café através da pressão e de um filtro de metal. No entanto, a moka não produz tecnicamente espresso - a pressão não alcança o valor necessário.

Se você gostou desse post, confira também:



Comentários