[História] Como surgiu o café espresso?
- Isabela G
- 11 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de fev. de 2022

Nomes famosos no mundo do café
Se você adora espresso, deve ter ouvido falar de nomes como Pavoni, Victoria Arduino, e Gaggia. Esses nomes não são só nomes de marcas, são os nomes de pessoas que ajudaram a criar o espresso como o conhecemos hoje!
A máquina de espresso não foi inventada do nada
Assim como é o caso de muitas "invenções", a máquina de espresso não foi "inventada" da noite para o dia. Ela é o resultado do trabalho e melhoramentos de diversas pessoas (como as mencionadas acima).

Revolução Industrial e o café
Para entender como e por que tudo isso aconteceu, vamos voltar para a era da Revolução Industrial, no final do século XIX. As máquinas a vapor estavam com tudo, assim como o gosto por café na Europa. Como uma xícara de café demorava muito para ficar pronta, algumas pessoas começaram a pensar que um método envolvendo pressão poderia acelerar o processo. Afinal, uma coisa que a Revolução Industrial causou na vida das pessoas foi a falta de tempo e a necessidade de muita cafeína para que aguentassem longos turnos de trabalho árduo nas fábricas.
A partir de então, os europeus passaram a inventar maquinários que produzissem o café espresso (que significa "feito sob pressão"). Com o advento da eletricidade, o processo foi facilitado e ficou mais preciso. A pressão foi ajustada para os ideais 9 bars e a máquina foi ficando cada vez menor, mais precisa e tecnológica. Partes cruciais como a válvula de pressão, a varinha de espumar leite, o porta-filtro, foram sendo adicionados ao longo do tempo, até chegar onde estamos.

Aqui vai uma curiosidade sobre as máquinas antigas de espresso: você sabia que em inglês se diz "pull a shot of espresso" (puxar um shot de espresso), pois nas máquinas antigas o espresso era feito através de alavancas?
Aqui em Curitiba pude conhecer uma moderna máquina que faz ode ao passado no Café do Moço:

FONTES: Smithsonian, Coffee: a Global History (MORRIS, Jonathan).
Você gostou de conhecer a história do espresso? Aprenda mais com esses posts:



Comentários