top of page

Isa Cafeinada

Cascara: "chá" de café

Essa palavra estranha pode causar surpresa em quem é novo no mundo do café especial, pois até quem já está nele há algum tempo pode não saber o que significa.


O que é cascara?

Kascara Cascara Café do Moka Clube
Comprei meu Cascara do Moka Clube aqui de Curitiba

Como o nome indica, ele é a casca do fruto do café desidratada que é utilizada em forma de infusão, trazendo a palavra "chafé" para um outro nível.


É importante que o cascara seja proveniente de uma produção de café orgânico, uma vez que parte considerável dos pesticidas fica presa à casca do fruto. E você com certeza não deseja beber isso, então se atente aos lugares que vendem esse produto.

Uma curiosidade sobre o cascara é que historicamente falando, ele é uma bebida mais antiga que o café. O café que nós bebemos hoje é bem diferente da bebida que era consumida antigamente. O preparo era mais parecido com uma forma de chá, no qual o fruto inteiro do café era fervido (formando uma bebida chamada Qishr). Essa bebida é consumida até hoje na Etiópia, um dos berços do café.


Cascara tem sabor de café?

Não! Devemos nos lembrar que o café vem de um fruto e que o que nos consumimos é a sua semente, após essa passar por um processamento e torra. Ou seja, a casca do fruto do café possui mais ou menos o sabor do fruto do café. Para mim, o sabor do cascara se assemelha um pouco ao sabor de chá de hibisco e de frutas vermelhas.


Qual o teor de cafeína da bebida produzida?

Segundo essa postagem no blog da Square Mile Coffee, o cascara possui 1/4 da quantidade de cafeína de uma xícara de café.


Dá para fazer mais alguma coisa com o cascara?

Eu até hoje não encontrei alguém utilizando cascara de outra forma do que a infusão ("chá") seja ela gelada ou quente. Porém já vi várias pessoas fazendo drinks com ele - e até eu já embarquei nessa. Fica muito saboroso em um drink no estilo gin + tônica.


Sustentabilidade

Um ponto muito bacana acerca desse subproduto do café é justamente dar um fim mais útil a algo que poderia simplesmente ser descartado na cadeia cafeeira e ainda fornecer uma renda a mais para o produtor de café. Lembrando mais uma vez que o cascara deve ser proveniente de uma produção orgânica!


FONTE: Coffee: A Global History (MORRIS, Jonathan).


CONFIRA TAMBÉM:





Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page