[Variedade] Tudo sobre o famoso e caro café Gesha/Geisha
- Isabela G
- 28 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2021

Você acreditaria se eu dissesse que esses dois cafés custaram 13 euros (aproximadamente 58 reais)? Pois é, é porque são da variedade Gesha. É uma variedade que conquistou o mundo ultimamente pela sua qualidade, notas diferenciadas, e pelo seu preço altíssimo! Essa experiência da foto consistiu em um shot de espresso e uma bebida com leite - para perceber melhor as nuances desse café e como se comporta em diferentes preparos.
Assim como muitas coisas no mundo do café, ninguém sabe ao certo de onde veio o nome Gesha, e há algumas teorias sobre isso. Uma delas seria de que o nome Gesha faz referência à região de suposta origem desse café: Gesha na Etiópia. Outra teoria seria a de que o nome foi adotado por ser "exótico". Seja qual for a real origem do nome, não se pode negar que hoje ele fez sua própria reputação e possui grande apreço.
As sementes do Gesha foram levadas para o mundo em 1930 por um cônsul inglês. O café não foi valorizado por muito tempo, já que não é muito produtivo e difícil de plantar. Plantações em alguns países não tiveram muito sucesso, como na Costa Rica. Isso mudou algumas décadas depois, quando a variedade foi trazida para o Panamá por um cafeicultor desse país. Em 2004, o café se destacou em uma feira da SCAA e depois disso só tem dado o que falar, seja pelo seu sabor e aroma com notas únicas (puxadas para o floral e frutado) ou pelo seu preço. É uma variedade que facilmente atinge 90 pontos na escala da SCA (o que é uma qualificação altíssima que significa um café geralmente bem frutado ou floral, com acidez mais acentuada e notas mais diferentonas).
Há alguns produtores que plantam Gesha aqui no Brasil! Eu já provei alguns. Como o terroir aqui (características do solo, etc.) é diferente, os Geshas daqui são um pouco diferentes também (mas ainda vale experimentar se você tiver a chance). Recentemente (antes do caos do Covid-19), fui em uma degustação de Geshas no Moka Clube em Curitiba. Foi uma tarde maravilhosa com degustação de três Geshas que eles vendem (cada um com um processamento: Honey, Natural e Passa). A Royalty Quality Coffee também lançou um Gesha da fazenda Vinhal no final de janeiro de 2021.
Você já experimentou o Gesha? Pagaria esse preço por ele? Deixe seu comentário abaixo para ajudar o blog se você curtiu esse post!








Comentários