[História] Como surgiu o Cappuccino? E por que ele tem esse nome?
- Isabela G
- 28 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2021
São muitos os preparos de café com nome italianos. Estamos tão acostumados a simplesmente pedir pelo nome, que muitas vezes não paramos para nos perguntar o motivo desses nomes.
A maioria desses nomes faz referência ao preparo em si (um exemplo é o macchiato, que significa manchado). Já a lenda do cappuccino diz que o nome vem do manto dos freis da Ordem Cappuccini. A mistura entre o leite e a crema do espresso apresenta uma cor semelhante às vestimentas com capuz desses freis.

Usamos atualmente a palavra em italiano, mas ela foi atribuída ao café em um primeiro momento pelos alemães e austríacos, com a palavra kapuziner ('encapuzado'). Uma receita de 1790 publicada por um alemão indica um preparo semelhante (com algumas coisas a mais, como gemada e especiarias).
No século 19, era muito fácil encontrar o kapuziner em Viena. Não possuía mais a gemada e especiarias da receita alemã - era apenas café e leite (ou creme). Essa versão com creme/nata pode ser encontrada até hoje.
A palavra começou a ser utilizada na Itália um tempo depois e, embora o termo tenha sido utilizado pelos povos de língua alemã primeiro, podemos creditar a Itália pelos avanços como a máquina de espresso e o leite vaporizado/espumado que transformaram esse preparo no que conhecemos hoje.
Se você curtiu esse post deixe um comentário abaixo para ajudar o blog!





Comentários