Café maturado em barril de rum - barrel aged
- Isabela G
- 27 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Quando experimento um café raro, diferentão ou inusitado, gosto de vir aqui contar da minha experiência para vocês! Eis que recebi de presente de aniversário um pacote de café maturado em barril de rum (barril de carvalho)!
De onde é esse café?
O que eu ganhei é comercializado pelo Moka Clube, mas é maturado pelo Franck's Ultra Coffee que é pioneiro nesse processo e conhecido por oferecer cafés maturados em diferentes tipos de barris, sendo o de whiskey o mais popular. O processo é dinamarquês.
Como esse café é maturado/produzido?

O café ainda verde (cru) é colocado em barris (condizentes com a bebida: rum, whiskey, cachaça) e é deixado lá de 3 a 5 semanas para absorver esses aromas que o barril oferece.
Isso é possível, pois o café possui a característica de absorver com facilidade aromas que estão no seu entorno. É por isso que um café plantado perto de laranjeiras pode adquirir essa nota no seu sensorial e porque um café mal armazenado na geladeira ao lado de uma cebola pode adquirir sabor de cebola...
Voltando ao processo de maturação, quando esse é finalizado, o café é finalmente torrado e comercializado.
Quais sãos as características do café maturado?
Se você parar para pensar em alimentos que são maturados, eles geralmente têm um sabor mais impactante. Esse café não é uma exceção! Logo de cara ao abrir o pacote e moer os grãos, a minha cozinha já se encheu de um aroma de café alcoólico delicioso. Como esperado, esse aroma transpassa para o sabor do café, que tem esse fundinho de "café alcoólico".
Pensei que o café fosse ser super enjoativo, mas é mais suave do que eu havia imaginado. Porém ainda assim não é aquele café para toda hora, mas sim aquele café que traz uma experiência única e que deixa nós, amantes de café, super empolgados.
Bônus: sorvete de café maturado

Ainda irei fazer um post só sobre essa receita aqui no blog, mas enquanto isso não acontece, você pode conferi-la no meu Instagram.
De onde veio essa ideia? Não me lembro exatamente, mas como havia ganhado muito café de presente de aniversário (melhor presente possível!), quis "inventar moda" e pensei que um sorvete de café com toque de sabor de rum seria perfeito. E não é que ficou mesmo? Recomendo que você tente essa receita em casa, pois é um dos melhores sorvetes que já provei!
Curtiu esse post? Então confira:



Comentários