top of page

Isa Cafeinada

[Cafeína 101] Tudo sobre ela e café descafeinado/low caf

Atualizado: 18 de fev. de 2022

O que é a cafeína?

A cafeína é uma substância de cor branca da família das xantinas. Muitos países a consideram uma droga (legalizada e de risco muito baixo) e controlam o seu uso em alguns produtos como energéticos, suplementos e outras bebidas gaseificadas.


Death before decaf

A expressão "death before decaf" ("morte antes do descafeinado") se tornou muito popular e é utilizada para se referir ao apelo da cafeína, sendo o único motivo pelo qual muitos consomem café. Esse termo é mais utilizado no meio do café tradicional, uma vez que muitos coffee lovers consumidores de café especial bebem café pelo seu sabor e depois pela cafeína. A expressão também está atrelada à fama ruim dos cafés descafeinados.


ree
Molécula de cafeína e adenosina (parte destacada é a semelhante).

Como a cafeína funciona?

A principal característica da cafeína é seu efeito estimulante. Ela funciona através da inibição/bloqueio dos receptores de adenosina. A cafeína se liga aos receptores por ser parecida com eles e os impede de atuar no cérebro. A adenosina é o que instiga o cansaço e o sono - um sinal do corpo para descansarmos. A cafeína, portanto, bloqueia a percepção do cansaço. Porém quando ela começa a ser metabolizada pelo organismo, a adenosina é produzida em quantidade ainda maior, pois não estava surtindo efeito até então. Quem nunca em uma noite de estudos se viu bebendo mais e mais café para ficar acordado...


A cafeína nos deixa mais alertas, produtivos, criativos e com um humor melhor. Ela é até utilizada em suplementos e remédios (para dor de cabeça). No entanto, como com qualquer alimento o exagero pode nos deixar mal e até causar abstinência. Em pessoas sensíveis, pode gerar ansiedade e mal-estar.


Por que o café tem cafeína?

A cafeína é produzida pela planta de café como um repelente para insetos. É por isso que plantas que crescem em altitudes mais baixa possuem mais desse composto - em altitudes mais baixas há mais insetos. Já plantas que crescem em altitudes mais altas geralmente têm um teor mais baixo de cafeína.


Ainda existem algumas espécies com certas peculiaridades, além de híbridos como o Aramosa mencionado abaixo.


Café descafeinado e low caf

Há indivíduos com alta sensibilidade à cafeína, que enfrentam ansiedade, arritmia, ou mal-estar quando a ingerem. Todavia outros querem apenas poder beber uma xícara de café mais vezes ao dia, ou durante a noite sem a descarga energética que a substância oferece. O aliado nesses casos é o café descafeinado ou os low caf. Eu, por exemplo, sofro de ansiedade e gastrite de tempos em tempos e ter um café sem cafeína é um alívio - mesmo não sendo tão bom quantos os cafés que costumo tomar. Além disso, se eu bebo muito café fico com dor de cabeça e enjoada (sofro após os tours de cafeterias quando viajo...).


A diferença entre café descafeinado e um low caf é que o primeiro é um café "normal" que tem sua cafeína removida por meio de algum processo. Já o segundo é um café naturalmente com baixo teor de cafeína. Esse último geralmente possui um pouco mais de cafeína do que o primeiro. Um exemplo de low caf é a variedade Aramosa.


Os cafés naturalmente com baixo teor de cafeína são mais sujeitos à pestes devido ao que expliquei na sessão anterior. Isso faz com essas plantas tenham um curto ciclo de vida e que rendam pouco café. Por esse motivo, o preço desses cafés pode ser mais alto do que aqueles que são descafeinados.


Café descafeinado faz mal para a saúde?

O café descafeinado foi por muito tempo (e ainda é em certa escala) obtido através do uso de produtos químicos. Esses removem não apenas a cafeína, mas também parte considerável das características do café original. Além disso, deixam resquícios químicos no café. Por esse motivo e para baratear os custos, o grão utilizado nesse caso não é de qualidade.


Também é por essa razão que o café descafeinado é polêmico nos dias atuais. Felizmente, é possível encontrar cafés descafeinados de qualidade especial devido aos avanços tecnológicos e à demanda crescente por descafeinados de qualidade especial - e que sejam seguros para a saúde.


Dois exemplos atuais de processos para obtenção de tais cafés são o Mountain Water Process e o Swiss Water Process. Como os nomes indicam, ambos utilizam a água como principal agente removedor da cafeína. Os cafés resultantes desses processos não mantêm todas as características dos cafés originais, então muitas vezes grãos de qualidade especial mais baixa são utilizados (próximos dos 80 pontos). Mas ainda assim resultam em cafés descafeinados de qualidade superior aos provenientes de outros processos.


Esses cafés são perfeitamente seguros para o consumo, tendo apenas essa perda de alguns componentes. Vale lembrar que qualquer café de qualidade especial - mesmo descafeinado - possui muito mais benefícios do que os cafés tradicionais.


Diferenças na torra

Um fator importante a ser considerado durante a compra de cafés especiais descafeinados é que o processo pelo qual eles passam altera a forma como devem ser torrados. Os grãos descafeinados possuem um tom mais escuro que o café verde comum, o que resulta em um produto final de cor mais escura, mesmo que seja torrado em um grau médio. Um outro fator que influencia na torra é a densidade desse tipo de café, que por não possuir a cafeína e alguns outros compostos é menos denso e responde de forma diferente ao calor (após certo tempo de torra, essa progride de forma mais rápida do que com um grão normal).


Portanto a maioria das torrefações que lidam com os descafeinados de processos via água criam perfis específicos de torra para tais grãos.



Dica de Leitura

Se você quer aprender mais sobre a cafeína, recomendo a leitura do livro Caffeinated (já escrevi um post sobre ele). O livro está disponível apenas em inglês, mas é uma leitura que compensa muito!


Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page