top of page

Isa Cafeinada

[Avaliação] Moedor de café manual Hario Mini Slim Plus

Atualizado: 18 de fev. de 2022

O moedor Hario Mini Slim Plus é provavelmente um dos mais populares no mercado e foi meu primeiro moedor de café manual.


Moedor Café Hario Mini Slim Plus


Material

O moedor possui a caixa de saída de acrílico (derrubei diversas vezes e chegou a trincar, mas sem quebrar ainda).


A parte interna/mecanismo que mói o café é de cerâmica (esse tipo de mecanismo se chama burr grinder, com formato cônico). Ela é frágil, mas nunca quebrou. A cerâmica pode perder o fio com o tempo após muito uso.


A parte de cima do moedor é de plástico, e a manivela é de metal.


A tampa do moedor também é de acrílico mais escuro fumé, que permite ver onde estão os grãos dentro do moedor (o que eu acho muito útil).



Conclusões após mais de um ano de uso

Moagem


Moagens do Café

O Hario Slim Plus tem um bom desempenho em moagens mais finas (até uma moagem média mais próxima da fina, para V60, por exemplo). É melhor do que moedores elétricos de lâmina para esses casos.


Em moagens mais grossas (média para cima), a variação na moagem é GRANDE (ver foto abaixo). Não é muito satisfatória (mas ainda melhor que em um moedor elétrico de lâminas). Para a Prensa Francesa, por exemplo, tive grandes dificuldades em uma extração uniforme/desejada.


Dica: para fazer café na Prensa/Cafetière, passo o café por uma peneira para retirar os fines (aquele café moído tão fino que vira um pó e que pode superextrair, deixando um sabor amargo).



Experiência de uso

O moedor dá diversas travadas (o que é esperado e normal para esse modelo). Ele também demora um tempo bem grande para moer o café (se compararmos com o moedor Timemore Chestnut C2, a diferença é enorme! Confira esse vídeo do Não Sou Barista em 5:37 para ver do que estou falando).


Outra desvantagem, mas que não é tão desvantajosa é que o moedor da Hario faz um barulho alto (às vezes eu moo café enquanto falo no telefone, e sempre me perguntam que barulhão é esse que estão ouvindo...)


Com relação ao ajuste da moagem, é um pouco estranho de se acostumar com o sistema quando você muda de um moedor elétrico para um elétrico manual. Mas quando você se acostuma fica bem intuitivo. Se você quer saber como colocar seu moedor na 'posição zero' para sempre começar a contar os clicks do mesmo ponto de partida, assista a esse curto vídeo.


Hario Mini Slim Plus
Onde se ajusta a moagem

No Hario, como em vários moedores manuais, é necessário ir testando a moagem. As empresas geralmente fornecem uma referência no manual de instruções para você começar. O que eu faço, e sugiro que você também faça é anotar no celular quantas vezes gira a engrenagem para cada preparo e/ou café (dá trabalho, mas gera uma consistência melhor). Para você ter como referência, essas são as moagens que agradam o meu gosto pessoal, lembrando que a moagem pode ter que ser alterada quando você mói um café diferente ou utiliza uma receita diferente:


Moagens Hario Mini Slim

Limpeza e desmontagem

O Hario Slim é bem prático, mas pode causar um pouco de bagunça (assim como qualquer moedor que você desmonta para limpar). Resquícios dos grãos também ficam presos na área de dentro do corpo do moedor, então é necessário desmontá-lo para limpar bem (o que não é difícil). Sugiro que você use um pincel para limpar o interior. Como o Hario Slim é de plástico, você até pode limpá-lo com água de vez em quando, mas tenha em mente que a água com o tempo pode tirar o fio da lâmina de cerâmica.


QUEM LEMBRA AMIGO É: é muito importante sempre estar com o seu moedor limpo! Os óleos e resíduos de cafés anteriores (mesmo de um dia para o outro) já tem o potencial de afetar o sabor do seu café. Não caia no mito de que equipamento sujo é bom. Isso vale para todos seus equipamentos.


Custo-benefício

Continuando para as considerações finais sobre o moedor de café da Hario: qual é o custo benefício dele? Depende de qual preparo você faz com mais frequência: se for coado e cafeteira italiana, por exemplo, o custo-benefício é bom. Já para moagens mais grossas não justifica. Se você viaja muito, também acho que valha mais, já que é leve e portátil.


Esse moedor é uma boa opção para um primeiro moedor manual. No entanto, se você estiver disposto a fazer uma importação, recomendo o moedor da Timemore (que custa um pouco mais, mas é melhor).


Confira também:

Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page