[Viagem] Romênia - O lugar para amantes de café
- Isabela G
- 6 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de fev. de 2022
Há anos eu tinha o desejo de visitar a Romênia, mas não pelo café, e sim porque havia esbarrado em uma foto do país no Flickr anos atrás e acabei pesquisando mais sobre ele e achando o lugar fascinante. Ano passado, quando consegui realizar esse desejo com uma roadtrip, resolvi pesquisar sobre café no país, uma vez que eu estava visitando cafeterias nos países da minha viagem. Foi um choque (no bom sentido). Fiquei mega empolgada ao descobrir que o país tem uma cena do café ativa, com cafeterias descoladas e interessantes, mesmo nas menores cidades.
Guia de Cafeterias de Especialidade
Além disso, descobri - infelizmente em uma das últimas cafeterias que eu visitei - que há um guia em formado de folder com cafeterias e torrefações para se visitar em Bucareste. Achei isso tão simples, mas tão útil! Clique nas fotos para aumentar.
M60
Meu tour cafeinado na Romênia começou com uma parada no M60 para um café da manhã após muitas horas de carro de Praga até a capital romena de Bucareste. A cafeteria tem um design escandinavo e uma apresentação muito instagramável. Mas o que realmente importa, o café! Estava ótimo, assim como a comida (pedi um sanduíche Lax). No entanto, o M60 foi a cafeteria mais cara das que fui no tour (mas ainda barata se comparada à Europa Ocidental). Creio que isso seja, pois a cafeteria é muito popular.
Orygyns
O lugar seguinte é pequeno, mas charmoso! Se chama Orygyns, alusão aos cafés de origem (coffee origins). Amo mapas, então já gostei da decoração logo de cara. O café estava muito bom (e pontos para as Latte Arts)
No mesmo dia fomos no Origo (esses nomes parecidos das cafeterias ainda me confundem!). O lugar estava LOTADO. Tivemos que aguardar um pouco e sentamos em um cantinho meio apertado, mas charmoso naquelas bancadas de janela com vista para a rua (acho muito bacana quando as cafeterias tem isso). As minhas fotos ficaram cheias de pessoas, mas aqui está uma outra mostrando o interior decorado com V60s.
No Origo, eu bebi um coado na V60 de um café do Quênia (aliás amei essa jarra térmica da Hario que até então eu nunca tinha visto). Não me lembro especificamente da variedade - foram muitos cafés em uma viagem só! Meu namorado pediu essa experiência Gesha com dois preparos (espresso e espresso com leite) para compreender como esse café se comporta em cada preparo.

Dianei 4
A próxima cafeteria, ainda em Bucareste, é a Dianei 4. Eu estava particularmente empolgada para ir lá, porque possui um dos interiores mais diferentes que eu já vi. É um interior rústico como se o lugar tivesse sido abandonado e negligenciado (o que aconteceu), então as paredes estão descascando etc. No menu (que é um tablet), há uma aba explicando a história do lugar. Ele tinha sido sede da agência de inteligência romena durante a ditadura (os segredos que essas paredes contêm...). O café estava muito bom (escolhi um latte gelado).
Vanfruct
O Vanfruct (com seu nome que faz alusão ao fato de o café ser uma fruta) foi minha penúltima cafeteria em Bucareste. É pequena, mas tem uma vibe especial meio natureba e um atendimento muito bom! Ficamos horas conversando com os baristas e tomando vários cafés. Lá eu descobri esse mapa super bacana com dicas de cafeterias e torrefações para se visitar na cidade.
Mais uma vez peço desculpas por ter me esquecido de tirar foto dos cafés, prometo que a partir de agora nunca me esquecerei! Mas tomei um café do Brasil (irônico, não?) em um flat white e um espresso on the rocks (que nem estava no menu, mas um dos baristas preparou para mim). Lembro que fiquei confusa quando me falaram que o café era de Brasilia. Fiquei pensando "como assim?" até entender que esse é o nome para o Brasil em romeno...
Enfim, os cafés eram da torrefação dinamarquesa La Cabra (estou tentando entender esse nome até hoje). Vale a pena conferir o trabalho deles!
Fruidisiac
Seguindo com a viagem, antes de deixarmos Bucareste para Brașov (cidade mais conto de fadas que já vi na vida), fizemos uma parada rápida no Frudisiac - suponho que também seja uma referência ao fruto café. O lugar estava LOTADO. Sentamos em uma dessas mesas compartihadas (o que acho bacana). Como vocês podem ver pela foto, a cafeteria tem inspiração escandinava. Acabei apenas tomando um cappuccino e meu namorado um smoothie verde com abacate (segundo ele, estava ótimo).
Croitoria de Cafea
Acabamos passando pouco tempo em Brașov, pois nos hospedamos em um Airbnb próximo ao local onde faríamos trilhas. Ainda assim, conseguimos ir em uma cafeteria lá recomendada por um mestre de torras que encontramos no Vanfruct. O local se chama Croitoria de Cafea (segundo o tradutor do Google, significa "alfaiataria do café"). A cafeteria é pequena, mas estava tudo muito bom (se você leu outros posts aqui já sabe qual café eu pedi...).
E a vista do lugar nem se fala, muito charmosa! O café me acalmou do pensamento que um urso poderia aparecer na rua (Brașov é atualmente o lugar na Europa com a maior população de ursos, que com certa frequência aparecem para um passeio na cidade).
Café da manhã no pé das montanhas
O nosso Airbnb foi reservado literalmente quando chegamos na região. Era extremamente em conta, e foi de longe a hospedagem mais legal da minha vida. Era uma fazenda orgânica em Zărneşti no pé das montanhas Cárpatos (literalmente: ursos visitavam a fazenda com frequência...). A dona do lugar foi muito bacana e nos ensinou muito sobre a Romênia. Além disso, vendia vários produtos (de licores caseiros de maçã com 50% de álcool a frutas do pomar). Ela também oferecia jantares ou cafés da manhã a um custo muito justo. Escolhemos o café da manhã, e embora o café em si não fosse dos melhores, o resto compensou e merece que eu moste algumas fotos aqui:

Isso encerra meu longo tour de cafeterias (ou fazendas nesse caso) na Romênia. Espero que você tenha achado tão fascinante quanto eu!
Gostou desse post? Então leia também: Café na Grécia e Albânia











































![[Viagem] Como é tomar café em Hamburgo na Alemanha?](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_34cbeb62fbf4403eb3d18c9eeaff0724~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_725,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/35d01b_34cbeb62fbf4403eb3d18c9eeaff0724~mv2.jpg)
![[Viagem] Café na Grécia e Albânia](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_0e7f4aaa1d8942a5962f081dd4fa77f2~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_667,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/35d01b_0e7f4aaa1d8942a5962f081dd4fa77f2~mv2.jpg)
Comentários