[Viagem] Como é tomar café em Hamburgo na Alemanha?
- Isabela G
- 3 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2021
Já escrevi um post sobre a história dessa cidade com o café. E ela até está intercalada com a história do café aqui no Brasil! Theodor Wille, um empreendedor da cidade veio ao Brasil no século XIX e fez investimentos grandes em fazendas de café e na infraestrutura do Sudeste do país!
Encerrando a parte histórica, vou falar um pouco sobre o foco desse post: alguns lugares que visitei na minha última estadia nessa cidade que é ótima para quem não abre mão de um bom café e de lugares diferentões. Até porque o clima de lá é geralmente mais ameno e chuvoso...vai ver é por isso que a cultura do café pegou tão bem lá.
Além disso, a região histórica de Hamburgo, no centro, chamada Speicherstadt, possui diversas cafeterias com arquitetura linda e diferente. Esse distrito de armazéns é muito relevante para a história do café.
Na cidade inteira é possível encontrar cafés e equipamentos de todo o mundo com muita facilidade! É quase uma Disney para amantes de café, você não sabe direito para onde ir primeiro e o que comprar.
O primeiro lugar da lista que eu vou mencionar se chama Mit Herz Und Zucker. Ele fica em uma região mais ou menos próxima ao centro mais turístico da cidade. Ficava perto do meu Hostel também. A atmosfera do lugar é super aconchegante e bem escandinava, com um letreito em neon dizendo Moin (saudação muito usada na região). E é claro, eles oferecem várias opções de café da manhã e um café saboroso. Na Alemanha há tantos tipos de pães quanto opções de cafeterias...é comum um prato como esse cheio de pães e pequenos acompanhamentos para o café da manhã.

Outro lugar muito bom para um café da manhã é o Café Irma. O espaço é pequeno, mas oferece de tudo um pouco! Fica perto da região central da cidade também. Minha escolha foi um cappuccino e um croissant português.

Meu xodó de lugar em Hamburgo é a rede Mutterland, que mistura cafeteria com lojinha estilo empório, com diversas coisas feitas por eles, e outras coisas que não se encontra em outros lugares. É uma ótima opção para um café da manhã mais requintado, e para comprar alguns souvenirs. Também é o lugar que tem o meu Franzbrötchen favorito na cidade. O Franzbrötchen (literalmente "pãozinho do Franz"), é como se fosse um Cinnamon Roll. Só que muito melhor na minha opinião, e muitas vezes vem com maçã! História engraçada: esse pãozinho é tão concorrido, que uma vez reservei um no meu nome para o café da manhã do dia seguinte!
Clique aqui para ver um post de um blog com fotos do café da manhã! Está em alemão, mas é possível ver porque eu amo essa rede.
Agora, um lugar mais dedicado a café em si. Eu encontrei essa pequena cafeteria e torrefaçao andando pela cidade. Tive que entrar, pois é um daqueles lugares que "nos chama" para dentro. Se trata do Zeit Café, que fica no prédio da redação (Helmut-Schmidt-Haus) do jornal Die Zeit. O preço do café em si é mais alto, porém compensa na qualidade do produto e na atmosfera do lugar.
Outro lugar dedicado mais ao café, que na verdade é uma cadeia, é a Public Coffee Roasters. Você encontra em diversos lugares da cidade, tendo cada cafeteria um design diferente. O que não muda é que há sempre uma variedade bacana de origens para você provar torradas por eles. Infelizmente, não me lembro qual eu pedi! Prometo que nas próximas viagens irei anotar tudo certinho para compartilhar depois com vocês.
Que tal esses cartões com frases polêmicas, tipo "what would Jesus brew?" que significa algo nas linhas de "qual café Jesus faria?".

Um outro lugar que é uma rede de cafeterias é a Café Nay. É um bom lugar para um buffet de café da manhã com preço em conta. Há desde unidades mais modernas, na região mais central até umas mais bizarras. Por exemplo: há uma unidade da cafeteria que parece uma casa! Nunca vi uma cafeteria assim; parece que você entrou na casa de alguém. Uma casa cheia de cômodos, sofás e com um ar mais rústico. Amei!
Segundo o Yelp, parece que a cafeteria está fechada. Não sei se temporariamente devido à pandemia do Covid-19, ou se fechou por outros motivos.

O que achou dessas cafeterias? Qual você visitaria? Conte nos comentários!
Ah, e se você quer ver outras cafeterias e ler sobre a história dessa cidade cafeinada, clique aqui!





![[Viagem] Romênia - O lugar para amantes de café](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_e7d0cc12689145978a2c2ffc7d316f51~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_667,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/35d01b_e7d0cc12689145978a2c2ffc7d316f51~mv2.jpg)
![[Viagem] Café na Grécia e Albânia](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_0e7f4aaa1d8942a5962f081dd4fa77f2~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_667,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/35d01b_0e7f4aaa1d8942a5962f081dd4fa77f2~mv2.jpg)
Comentários