[Viagem] Café na Grécia e Albânia
- Isabela G
- 30 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de fev. de 2022
Prepare um café que esse post vai ser longo, mas prometo que mega interessante! Vai ser uma aula de café, cultura e história!
Café nos Balcãs
Nada mais justo do que iniciar contextualizando a questão do café nessa região (sou formada em Relações Internacionais e preciso de contexto sempre)! A localização desses dois países favoreceu seu contato com o Império Turco Otomano. Historicamente, esse povo foi responsável pela disseminação do café no mundo. Também tiveram o monopólio do grão por algum tempo. Como a Grécia e a Albânia estão na região, tomaram gosto pelo café. Quando estive na Albânia me contaram que na realidade o café turco é da Albânia (pois fazia parte do Império Turco). Se é verdade não sei, mas não duvido que seja.
Café que tomamos na região central de Atenas, na Mokka Specialty Coffee.
Café turco
Agora sim, vamos para o método de preparo mais difundido nessa região. Ele possui diversos nomes; em cada país tem um nome diferente. Café turco, ibrik, cezvek, café grego, café bósnio, türk kahvesi....mas independente de como é chamado, o recipiente no qual é preparado é geralmente feito de bronze e possui uma haste para manuseio. A água, café e açúcar (opcional) vão todos no recipiente ao mesmo tempo. Depois, ele é colocado nessa "cama" de areia da foto (atualmente, há um equipamento sem areia para o preparo também). O café fica ali até logo antes de ferver, quando é transferido para as xícaras.
O café turco é muitas vezes servido com acompanhamentos, como o manjar turco no meu caso (super aprovo a combinação!). É recomendado aguardar uns momentos antes de tomar a bebida, já que além de muito quente, há ainda a presença dos grãos de café de moagem (extremamente fina) espalhados pela bebida, uma vez que não há filtragem no preparo. Então, a melhor ideia é esperar os grãos irem para o fundo (se for bem preparado a maioria dos grãos já estarão lá, é questão de manjar do negócio). Curiosidade: algumas pessoas leem esses resíduos de café no fundo da xícara para "prever o futuro".
Parece coisa antiga? É porque é; esse preparo data lá século XVI! As casas de café turco foram muito importantes historicamente, se tornando um local de reunião de intelectuais. Mais tarde, no século XVIII, as casas de café foram palco das reuniões dos revolucionários que deram início à Revolução Francesa.

Beber esse café é muito bacana, e assistir seu preparo chega a ser hipnotizante! Se você nunca viu como é preparado, aqui está um vídeo. E há pessoas com todo esse equipamento em casa também!
Cafeterias na Grécia
Voltando aos cappuccinos e coados da vida, fui em outras duas cafeterias na Grécia. Esse lugar abaixo se chama The Underdog e fica em Atenas. Tem um espaço enorme, com diversos ambientes, grafittis interessantes, e várias opções gostosas no cardápio. A cafeteria esbanja prêmios que vão de melhor barista a melhor torrefação. De cara já amei o lugar. Estavam tocando músicas muito bacanas e a staff é amigável.
No andar de cima, há um bar para drinks e outro menor onde os baristas treinam. Também é onde a cafeteria expõe seus prêmios. Descendo as escadas, é possível ver a máquina da Giesen para a torra dos cafés e diversas sacas de todo o mundo. Passando por essa parte, dá para sair para um pátio confortável e arejado, com uma decoração muito bacana de papeizinhos para filtrar um pouco a luz do Sol. O café em si estava ótimo. Para o brunch, pedi um Iced Latte para aliviar o calor e acompanhar minha fajita de vegetais e o famoso iogurte grego com frutas, mel e canela. O local possui Wi-Fi e planejamos graças a eles nossa próxima parada da viagem, ao longo de muitos outros cafés tomados! (A próxima parada acabou sendo a Albânia).
Um dos outros lugares na Grécia que fomos fica em Thessaloniki e se chama The Blue Cup e é uma mistura de cafeteria com bar. O ambiente é mega descolado, e tomei cafés ótimos lá. Sem contar que serviram o café coado nesse recipiente estilo Erlenmeyer e os cafés ainda vieram acompanhados de BROWNIE. Não tem como não adorar.
Os cafés que tomamos foram um Pacamara e um Geisha. Guardei esses cartões, porque acho fantástico quando uma cafeteria fornece tantas informações sobre o café que servem. E funciona como um souvenir.
Preparos tradicionais gregos
Na Grécia há ainda fora os cafés que eu mencionei, os tradicionais Freddo Espresso, o freddo cappuccino e o frappé. O frappe e o freddo espresso são quase iguais: o espresso leva dois shots de espresso batidos e servidos em um copo com gelo, e o frappé é o mesmo esquema com café solúvel. O freddo cappuccino tem um passo a mais: são dois shots de espresso com a adição de leite, tudo em um copo com gelo.
Café na Albânia
Agora vamos para a Albânia. Você provavelmente não sabia, mas esse país possui o segundo maior número de cafeterias per capta no mundo com 473 cafés para cada 100.000 habitantes. E realmente as vemos em toda a parte na capital Tirana. No entanto, a maioria é naquele estilo bem tradicional que muitas vezes nem parece uma cafeteria, mas um pequeno restaurante ou bar que serve a bebida.
À tarde, a cidade que pode parecer meio vazia, se enche e todo mundo sai para se encontrar com amigos e familiares nesses lugares. Eu acabei indo em uma cadeia de cafeterias bem famosa lá em estilo terceira onda chamada Mulliri Vjeter, pois era o único lugar no qual eu podia facilmente encontrar cafés especiais para tomar! A cultura do café é forte na Albânia, mas ainda em sua maioria de uma forma mais tradicional.
As cafeterias da rede sempre tinham grande movimento!
Outra curiosidade sobre a Albânia é que as cafeterias eram (e ainda são em boa parte) frequentadas por homens. Enquanto eu não me sentiria desconfortável em visitá-las (até porque estava com o meu namorado), acabei não indo em nenhuma. Sempre ia parar na cafeteria da tal da cadeia. Sempre que batia vontade de café aparecia uma na minha frente! Tem muitas unidades!
Se você gostou desse post, provavelmente irá gostar desses:





















![[Viagem] Como é tomar café em Hamburgo na Alemanha?](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_34cbeb62fbf4403eb3d18c9eeaff0724~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_725,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/35d01b_34cbeb62fbf4403eb3d18c9eeaff0724~mv2.jpg)
![[Viagem] Romênia - O lugar para amantes de café](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_e7d0cc12689145978a2c2ffc7d316f51~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_667,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/35d01b_e7d0cc12689145978a2c2ffc7d316f51~mv2.jpg)
Comentários