top of page

Isa Cafeinada

[Viagem] Museu do Café em Hamburgo

Atualizado: 18 de fev. de 2022

Quando pensamos em 'cidades do café', pensamos em lugares como Seattle e Melbourne. O que muitos não sabem é que a cidade portuária de Hamburgo, no Norte da Alemanha, é um paraíso para os amantes de café.


Vitral da "Bolsa de Valores de Café" (Kaffeebörse) no Hotel Ameron no Distrito Speicherstadt
Vitral da "Bolsa de Valores de Café" (Kaffeebörse) no Hotel Ameron no Distrito Speicherstadt

Cidade amante de café

Hamburgo tem uma conexão com o café justamente por possuir um dos maiores portos da Europa e por ser um dos principais polos comerciais do continente europeu. Devido à sua importância no comércio do café, e pela presença constante do grão por ali, a população ganhou apreço pela bebida e diversos cafés foram sendo abertos ao longo dos anos (o primeiro foi aberto em 1677!).


Pioneiros no comércio do café

Alguns dados curiosos: em 1913 foram manuseadas na cidade 200mil toneladas de café verde e em 1900 Hamburgo controlava 20% da produção mundial de café! O lugar foi um dos pioneiros no comércio do café mundial. Apesar de uma crise no período das Grandes Guerras, atualmente a cidade já tem status restabelecido.



Museu do café Kaffeemuseum Röstereiburg

A cidade é tão importante para a história do café (e se tornou rica graças a ele), que no charmoso distrito reconhecido pela Unesco e chamado de Speicherstadt ('distrito dos armazéns', onde antigamente muitos desses armazéns mantinham o café), é onde fica o Museu do Café @kaffeemuseum.roesterei.burg, no qual tirei as fotos desse post. O museu/cafeteria é fantástico e nele é possível tomar uma xícara em um ambiente muito bacana e diferente, com uma staff muito atenciosa, simpática e profissional (os caras sabem o que fazem!). Também dá para fazer um tour sobre café, experimentar diversas variedades da bebida de diferentes origens, e comprar equipamentos e pacotes de café fresquinho.


Café que bebi na minha primeira visita

Ele tinha um nome muito fofo: Finka Flamingo. Era orgânico, do México e de torra média. Possuía notas finas de caramelo (Feine Karamell Note) e escolhi ele preparado na prensa francesa.


Café no Burg Kaffeerösterei Hamburgo
Foi uma pena eu não ter guardado essa etiqueta!

Outros lugares que recomendo na cidade para um café:



(FONTE IMAGEM VITRAL)



1 comentário


a.kustynowicz
01 de mai. de 2020

Very interesting! I'm gonna visit the roastery on my next Hamburg trip! 😃

Curtir
Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page