[Avaliação] Livro The World Atlas of Coffee de James Hoffmann
- Isabela G
- 12 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2022

LÍNGUA: inglês
Finalmente está na hora de falar em mais detalhes sobre esse baita livro - The World Atlas of Coffee: From Beans to Brewing - Coffees Explored, Explained and Enjoyed.
Antes de tudo, vou falar brevemente sobre o autor. Se você ainda não sabe quem é James Hoffmann, ele já ganhou o campeonato mundial de barismo. Atualmente, possui um canal no YouTube muito bacana e também faz parte da torrefação londrina Square Mile.

Voltando para o livro em si, o nome "Atlas Mundial do Café" já diz muito. Porém ele é mais que apenas um atlas. Eu esperava apenas descrições sobre os países produtores de café, mas o livro entrega de tudo um pouco: torras, variedades, história, receitas, equipamentos, etc. Até para quem já está por dentro do mundo dos cafés especiais há um tempo, é um ótimo guia que com certeza vai te ensinar algo.
Além disso, o livro em si possui capa dura em tecido, o que acho um diferencial. Derrubei café nela e consegui limpar 😅. Não sei se foi proposital a capa de tecido pensando que os cafezeiros iam fazer bagunça, mas achei prático de qualquer forma, além de linda. O tecido ainda lembra uma saca de juta, na qual o café verde é armazenado para transporte.

O livro ainda conta com páginas de uma gramatura mais grossa e com efeito glossy, então as diversas ilustrações e fotos ganham mais vida.

Esse é daqueles livros de deixar exposto na mesa da sala ou na cozinha.
Entretanto, essa lindeza possui seu lado negativo: seu preço aqui no Brasil. Infelizmente, devido ao Real e por ser um livro importado não anda muito acessível. Se você não se importa de abrir mão de uma cópia física, sugiro que invista em uma cópia digital.
Não sei também por que a obra não possui tradução para o Português, uma vez que somos um grande mercado consumidor de café. Além disso, falar inglês não é algo tão comum no Brasil. Se você ama café, essa é uma ótima desculpa para aprender inglês: você terá acesso a muitos materiais, já que o Brasil não possui tanto material como os outros países - ironicamente.
Se você gostou desse post, irá gostar desses:



Comentários