top of page

Isa Cafeinada

O que é Cold Brew? Como preparar em casa?

Atualizado: 28 de set. de 2021

Qual a diferença entre cold brew e iced coffee?

Temperatura da água

Traduzido literalmente como "preparo frio", o cold brew não é exatamente igual ao iced coffee. Enquanto o iced coffee (vulgo café gelado) é um café preparado com água quente e depois resfriado de alguma forma, o cold brew é preparado com água gelada ou em temperatura ambiente. Isso gera cafés com perfis muito diferentes!


Tempo

Uma outra diferença entre esses dois preparos é que o iced coffee é preparado no mesmo tempo de um café "normal" (quente), enquanto o cold brew pode levar até 24 horas.


Cold brew com leite e cold brew com tônica no Degusto Café em Curitiba.

Quais são as característica do cold brew?

A água quente e o rápido contato que essa tem com o café nos preparos usuais faz com que seus componentes sejam extraídos de forma rápida, mas também faz com que os ácidos e óleos do café sejam degradados e oxidados de forma rápida. Isso resulta em uma bebida com presença de acidez e amargor característicos do café (lembrando que não são necessariamente características ruins). Como no cold brew não há o elemento da água quente no preparo inicial, ele resulta em um café delicado, mais doce, suave na boca e sem tanta acidez.


Esse tipo de café é o queridinho de muitos baristas e bartenders. Isso, pois o cold brew é um concentrado de café, com BASTANTE cafeína. Justamente por ser potente, ele é utilizado em cafés gelados dos mais variados tipos, em smoothies, bebidas com tônica e em drinks alcoólicos.


Como também é prático (após as 12 horas de espera, é claro), em tempos de faculdade, para garantir meu café quentinho, rápido e fácil, eu preparava um lote para a semana (dura bem até uns 5 dias na geladeira). Todo dia, só aquecia água e adicionava a um pouco do concentrado do café e pronto! Então fica aí a dica pra você que não tem muito tempo na sua rotina pela manhã.


Como fazer cold brew em casa?

Existem N formas e proporções na hora de fazer o cold brew - assim como qualquer preparo - mas vou mostrar como faço o meu em casa.


IMPORTANTE: embora eu use cafés que acabo não curtindo tanto para o cold brew, quanto melhor o café que você usa, melhor sue resultado (assim como com qualquer método de preparo). Recomendo cafés frutados.


  • Proporção: 1/5 - 1 parte de café para 5 de água - 200g de café para 1000g de água.

  • Moagem: grossa.

  • Torra: prefiro cafés de torra média.

  • Água: água mineral ou filtrada é uma boa, mas na verdade, depende de vários aspectos da água (água muda sim!). Há águas de torneira com PHs, teores de cálcio e outros minerais diferentes. Assim como em águas engarrafadas. Aqui em Curitiba acho a água do meu bairro boa para fazer café, mas a dica é você fazer testes e ver que água resulta em um café melhor para você.


Passos

  1. Coloque o café moído na quantidade desejada (seguindo a proporção acima) em uma tigela grande, adicione a água em temperatura ambiente, dê uma misturada e cubra com plástico filme.

  2. Deixe fora da geladeira por 24 horas.

  3. Passe o café por uma peneira comum de cozinha (sem pressionar) ou por um coador de café (geralmente são necessários vários filtros). Importante: o filtro de papel fica rapidamente entupido, então geralmente tenho que usar uns dois. Não se esqueça de escaldar o filtro em um outro recipiente antes de usar também.

  4. Pronto! Transfira para um recipiente hermético ou jarra.

Se você gostou desse post, confira também esses:

Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page