top of page

Isa Cafeinada

[Avaliação] Aeropress: tudo que você precisa saber sobre ela

Atualizado: 25 de mai. de 2022


Café na aeropress

A aeropress, conhecida também como prensa americana, é meu equipamento favorito para fazer café (a utilizo quase que diariamente). Irei explicar o porquê disso nesse post.


O que é a aeropress?

É um equipamento para fazer café que combina imersão (o que ocorre com a prensa francesa) e percolação (o que acontece com os cafés filtrados). Como o nome indica, o que faz esse equipamento preparar o café é a pressão de quando você aperta o êmbolo da aeropress (o ar pressiona a água através do café moído).


Antes desse momento de pressionar o êmbolo da aeropress, o café fica em imersão na água por determinado tempo. Por isso, eu considero a aeropress como um método misto de preparo de café.


Equipamento ideal para fazer café em viagens

Um dos motivos pelos quais a aeropress é tão famosa, além dos cafés que produz, é o fato de ser muito amada pelos aventureiros e viajantes. Ela é extremamente portátil, podendo ser "colapsada". Além de ocupar pouco espaço, os acessórios podem caber dentro dela (ou boa parte deles), e o kit é muito leve.


Como você deve ter visto nas fotos da aeropress, ela possui alguns números na lateral. Eles são indicativos para você conseguir preparar café sem ter uma balança.


O que vem com a aeropress?

Aeropress - prensa americana

Na foto acima, você vê tudo que acompanha a aeropress. E a aeropress é maravilhosa nesse sentido. Ela acompanha acessórios de fato muito úteis (com exceção da colher medidora no meu caso).


Na caixa, consta uma pá para você mexer a massa do café durante o preparo. Muitas receitas campeãs exigem o uso desse acessório (como uma das minhas receitas favoritas, que irei colocar mais no final desse post).


Funil

Enquanto muitas pessoas acham que esse funil serve apenas para o café moído ser colocado na aeropress, ele também serve para quando a aeropress não cabe em cima do recipiente que você quer preparar seu café.


Filtros e porta-filtros

Eu já usei muito a minha aeropress desde que ganhei ela em maio do ano passado (2020) e apenas agora que começo a pensar em comprar filtros para ela, de tantos filtros que acompanham o equipamento!


Colher medidora

A ideia dessa colher é ser utilizada em uma situação na qual não haja uma balança, ou na qual você está viajando. Como uso minha balança, não uso a colher.


Qual é o material da aeropress?

A aeropress é feita de plástico: um polipropileno seguro para alimentos que é livre de BPA e ftalatos.


O equipamento, por ser de plástico, é levemente transparente e permite que você enxergue bem o que está acontecendo durante o preparo.


Aeropress - equipamento para café

Como é o café da aeropress?

Essa pergunta é difícil de ser respondida, pois a aeropress é um dos equipamentos mais se não o mais versátil de todos para o preparo de café.


A prensa americana pode produzir um café mais suave e mais no estilo "café pra qualquer hora e toda hora", assim como cafés mais impactantes. O resultado irá sempre depender da receita que você utiliza. Os cafés dela são geralmente um meio-termo entre um café de prensa francesa e um café coado.


Métodos tradicional e invertido

Existem duas categorias principais de preparo de café na aeropress, que nada mais são do que duas formas de usar o equipamento.


Método tradicional

Essa é a forma original de se utilizar o equipamento e é como o seu inventor Alan Adler sugeriu que fosse utilizada (na realidade, não sei se quando ele inventou a aeropress sabia que ela podia ser utilizada invertida).


Nesse método, a parte da aeropress com o filtro é colocada em cima do recipiente de preparo, o café adicionado, depois a água. Após o tempo de infusão, é colocada a parte do êmbolo que é então pressionada.


Esse método permite que mais café escape para o recipiente no início do preparo (algumas pessoa criam um vácuo inserindo o êmbolo no início do preparo apenas no topo da aeropress e puxando um pouco - é difícil explicar em palavras, mas pesquisando na internet e vendo vídeos de receitas você entenderá melhor).


Método invertido

Essa é a forma preferida de muitos de preparar café e é o método utilizado na maioria das receitas abaixo.


Como o nome diz, nesse estilo de preparo a aeropress é montada invertida: o êmbolo é encaixado na parte que contém o encaixe para o porta-filtro, o café e a água são adicionados e depois do tempo de infusão, a tampa com o filtro de papel é encaixada, a aeropress invertida e o êmbolo pressionado.


Isso impede que o café escape para o recipiente de preparo e fique contido na aeropress até você invertê-la para a posição normal.


Esse método possui alguns detalhes que podem tornar ele bagunceiro ou até perigoso:

  • Você deve encaixar a aeropress um bom tanto, para evitar que o êmbolo fique muito próximo da extremidade da outra peça, porque senão na hora de virar, o êmbolo irá escapar e derramar café quente em você e em tudo.

  • A tampa com o filtro de papel também deve ser muito bem rosqueada.

  • É mais seguro também colocar o recipiente final em cima da aeropress (com tudo já encaixado) e depois inverter tudo segurando o recipiente e a aeropress ao mesmo tempo.

OBS: até a cafeteira italiana tem seus riscos, então não se assuste muito com o que eu descrevi acima.


Praticidade na limpeza (e a ocasional bagunça...)

Café na aeropress
Borra do café exposta após a retirada da tampa da aeropress

Seguindo esses passos acima, é menos difícil de algo dar errado no preparo com a aeropress.


De qualquer forma, a aeropress pode sim causar bagunça. Uma vez resolvi puxar um pouco o êmbolo para criar vácuo e evitar que o café pingasse no início do preparo, e puxei com muita força. Estava fazendo uma chamada de vídeo no computador e o café voou pela cozinha inteira e no notebook...


No entanto, é provável que você seja bem menos estabanado e distraído do que eu. Esses pequenos acidentes que mencionei são muito raros e não tiram nenhum mérito da aeropress. Na realidade, ela é muito fácil de limpar após o uso. Basta tirar a tampa do equipamento para expor o filtro e borra do café e empurrar o êmbolo dela apontando para dentro da lata de lixo, que o filtro de papel e a borra caem diretamente no lixo. Depois, você pode apenas passar uma água na aeropress e ela está pronta para o próximo uso.


Aeropress puck
Cupcake ou borra da aeropress?

Minhas receitas favoritas na aeropress

Café concentrado para substituir um espresso

Depois que descobri que poderia utilizar minha aeropress no lugar da moka para um café mais potente, e a minha prensa francesa para espumar leite no lugar da aeroccino, meu café com leite foi de 8 para 80.


Eu fui de ter um café com leite ok, mas que me deixava com vontade de ir em cafeterias para beber um cappuccino, para preparar cafés com leite tão bons em casa que agora não faço mais tanta questão de sair para beber cappuccinos (até me decepcionando com alguns que tomei depois de começar a prepará-los em casa).


cappuccino caseiro

O café concentrado na aeropress me fez aposentar a minha moka. A receita que eu divulgo abaixo é muito boa e produz americanos muito agradáveis também. A vantagem da aeropress em relação à cafeteira italiana é que a primeira garante resultados mais consistentes.



Quem acompanha meu blog sabe que não é de hoje que sou fá do Hoffmann e que confio muito nele. Não é de se admirar que gosto da receita dele para café concentrado:


Quantidade de café: 18g.

Moagem: fina (utilizo uma moagem mais grossa para espresso, em torno dos 14 cliques no moedor Chestnut C2).

Quantidade de água: 90g.

Tempo de infusão: 90segs.

Temperatura da água: gosto de usar 92ºC para meus cafés de torra média (não se preocupe muito com a temperatura se você não tiver como medi-la.)

Posição da aeropress: invertida.


Dicas:

  • Utilize a pá da aeropress para mexer o café no início do preparo e garantir que não existam "bolotas" de café moído (já que a moagem fina tende a criar esse problema).

  • Quando for pressionar o êmbolo, faça isso devagar.


Cold brew do European Coffee Trip


Quando se pensa em cold brew se pensa em um preparo que leva ao menos algumas horas para ficar pronto. Eu achava isso até me deparar com essa receita de cold brew em dois minutos!


Café gelado aeropress

O resultado dessa receita me chocou, e eu não faço café gelado de outra forma, de tão saboroso que é o café dessa receita.


Quantidade de café: 15g.

Quantidade de água: 60g.

Moagem: igual à da receita anterior.

Temperatura da água: ambiente ou gelada.

Precisa de: um copo com gelo.

Tempo de infusão: 1min.

Posição da aeropress: normal.


Dicas:

  • Mexa o café freneticamente durante esse um minuto (cuidado apenas para não espirrar café para fora, o que pode ocorrer).

  • Pode ser que seja bem difícil de pressionar o êmbolo da aeropress devido à moagem e água que não está quente. Garanta que você está utilizando um copo firme, e caso você não consiga mais pressionar a aeropress, com muita cautela, puxe um pouco o êmbolo para cima (bem pouquinho) e tente pressionar novamente.

  • Você pode não diluir seu café, dilui-lo com água, leite, e até adicionar um toque de Bailey's para deixá-lo mais especial.


Essa receita foi postada pelo Moka nos stories, e eu sou grata até hoje por ter anotado tudo e testado, porque ela é muito boa!


ree

Quantidade de café: 23g.

Quantidade de água: 150g.

Moagem: média (a referência do Moka é literalmente "Farinha Pinduca"), mas eu uso em torno de 24 cliques no Chestnut C2.

Temperatura da água: 92ºC para torra média.

Tempo de infusão: 2min.

Posição da aeropress: invertida.

Depois diluir com bypass.


Receita campeã do Campeonato Mundial de Aeropress de 2019

Essa receita é da holandesa Wendelien van Bunnik. Você provavelmente irá se assustar com a quantidade de café utilizada, mas digo que vale a pena. Sempre que tenho um café muito especial, ou um café na quantidade para apenas um preparo, eu utilizo essa receita, pois ela não me deixa na mão e produz um café absolutamente lindo e saboroso. Chego a descrevê-lo como um café "suculento".



Quantidade de café: 30g.

Quantidade de água: 100g.

Moagem: grossa. Com 31 cliques no C2 o café fica mais suave, com 28 fica um pouco mais potencializado.

Temperatura da água: 92ºC.

Tempo de infusão: 60segs.

Posição da aeropress: invertida.


Instruções:

  1. Despeje 100g de água no café dentro de 10 segundos.

  2. Mexa 20 vezes com a pá da aeropress dentro de 10 segundos.

  3. Coloque a tampa com o filtro já escaldado na cafeteira e pressione suavemente o excesso de ar.

  4. Aos 40 segundos, vire a aeropress e pressione todo o café. Você deve acabar com cerca de 60g de café extraído.

  5. Adicione 100g de água ao café extraído.

  6. Prove e acrescente mais água até a concentração desejada.

  7. Resfrie a mistura até cerca de 60 ° C (140 ° F), mexendo e decantando (passo bem opcional, na minha opinião).

Observações:

  • A receita funciona com 28g de café.

  • Se você achou a receita complicada, ela está disponível no app Brew Timer.


Gostou desse post? Então confira esses:



 
 
 

2 comentários


Fabiano
Fabiano
05 de out. de 2021

Muito legal! O Aeropress é também meu método preferido pelo sabor que proporciona e pela praticidade. Parabéns!

Curtir
Isabela G
Isabela G
06 de out. de 2021
Respondendo a

A aeropress é um equipamento genial, e nada mais justo uma postagem bem completinha pra honrar ela! Não fico mais sem a minha aeropress, rss.

Curtir
Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page