[História] Qual é a origem da palavra 'Café'?
- Isabela G
- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2021
![História do café em Museu na Etiópia (FONTE: Coffee: A Global History [M. Jonathan])](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_f8ccac81a34543a48dfea616ca4261c6~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_444,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/35d01b_f8ccac81a34543a48dfea616ca4261c6~mv2.jpg)
Uma palavra cercada de mistérios
Sabemos que o café é uma das bebidas mais antigas apreciadas pela humanidade, e assim como as diversas teorias sobre a descoberta do café, o seu nome também é cercado de supostas origens.
Etiópia
Uma das teorias aponta que o nome vem da cidade de Kaffa (também grafada Cafa ou Kafa) na antiga Abissínia e atual Etiópia, onde está localizada a região montanhosa do Leste Africano tida como o local de origem da planta do café.
Iêmen
Entretanto, segundo outra teoria, o nome possui origem árabe. Isso, pois, foram os árabes responsáveis pela popularização da bebida, sendo o Iêmen a Meca do café (ou nesse caso, a cidade de Mokhā, ou al-Mukhā, o principal porto onde o grão era comercializado) nos séculos XV e XVI.
Mocha
E sim, a similaridade com a palavra Mocha também não é coincidência. O café dessa região era considerado de alta qualidade, e então a palavra Mocha passou a significar isso.
Devido à popularidade do café no mundo árabe, a expressão “qahwat-al-bun”, ou “vinho de grãos” (revigorante e energético feito a partir dos grãos da planta de café coffea arabica) se difundiu. Essa expressão por sua vez deu origem à versão abreviada, “qahwa” (قهوة), palavra derivada do verbo “qahiya”, significando algo como “não ter apetite”.
Império Turco Otomano
Com a proximidade que a Turquia possui com o mundo árabe, e a influência otomana, a palavra “qahwa” virou “kahve” em turco. Ao longo do tempo, com a popularização da bebida na Europa, a palavra passou a ser traduzida para diversas línguas, como para o italiano “caffè” nos anos 1600, e “koffie” em holandês. O resto é história 😉.
Leia também:



Comentários