top of page

Isa Cafeinada

[História] Voltaire e o café: o que o café teve a ver com a Revolução Francesa?

Atualizado: 28 de set. de 2021

Antes de continuar a ler, pare para pensar: qual foi a maior quantidade de café que você já bebeu em um dia?


Voltaire Café


Voltaire e café: paixão ou vício?

O filósofo iluminista Voltaire amava um cafezinho! Em alguns dias tomava até 50 xícaras da bebida, e começava a consumi-la-la às 5 da manhã! Durante o período em que Voltaire viveu (século XVIII), o café ainda estava caindo no gosto dos europeus, e era também caro (para contribuir aos gastos, Voltaire gostava de colocar chocolate no seu café - um produto de luxo). O intelectual chegava a torrar seu café diariamente (dada a quantidade que consumia, uma ótima ideia) - e ficava de mau humor até tomar seu precioso elixir cafeinado. 


Qual era o apelo do café?

Voltaire não era o único filósofo amante de café nesse período; muitos filósofos e intelectuais do século XVIII amavam os efeitos estimulantes do café, que permitia conversas muito mais longas do que se acompanhadas de álcool, por exemplo. Eles também amavam como o café ajudava na afloração de ideias e pensamentos. Por esses motivos, cafeterias em Paris se tornaram o "rolê" dos intelectuais.


Foi graças às diversas conversas que essas pessoas tinham nesses locais que muitos conceitos e ideais importantes surgiram, sendo um exemplo a Revolução Francesa (não estou dizendo que há um link direto e exclusivo entre os dois, mas há uma relação importante!). 


Café Procope

Uma cafeteria muito frequentada por intelectuais (incluindo Voltaire) nesse período, era o Café Procope, uma das primeiras cafeterias no mundo (e ainda em atividade) frequentado por Napoleão, Benjamin Franklin, Victor Hugo, e dezenas de outras personalidades históricas.


Fachada do Café Procope em Paris (FONTE: WIkicommons)
Fachada do Café Procope em Paris (FONTE: WIkicommons)

FONTE: Coffee, a Global History (Jonathan Morris)



Se você curtiu esse post, aprenda mais sobre a história do café com esses posts:

Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page