top of page

Isa Cafeinada

[Variedade] Tudo sobre o famoso e caro café Gesha/Geisha

Atualizado: 20 de set. de 2021


Origo, Bucharest
Experiência na cafeteria Origo em Bucareste, Romênia

Você acreditaria se eu dissesse que esses dois cafés custaram 13 euros (aproximadamente 58 reais)? Pois é, é porque são da variedade Gesha. É uma variedade que conquistou o mundo ultimamente pela sua qualidade, notas diferenciadas, e pelo seu preço altíssimo! Essa experiência da foto consistiu em um shot de espresso e uma bebida com leite - para perceber melhor as nuances desse café e como se comporta em diferentes preparos.


Assim como muitas coisas no mundo do café, ninguém sabe ao certo de onde veio o nome Gesha, e há algumas teorias sobre isso. Uma delas seria de que o nome Gesha faz referência à região de suposta origem desse café: Gesha na Etiópia. Outra teoria seria a de que o nome foi adotado por ser "exótico". Seja qual for a real origem do nome, não se pode negar que hoje ele fez sua própria reputação e possui grande apreço.


Café Gesha
Variedade Geisha

As sementes do Gesha foram levadas para o mundo em 1930 por um cônsul inglês. O café não foi valorizado por muito tempo, já que não é muito produtivo e difícil de plantar. Plantações em alguns países não tiveram muito sucesso, como na Costa Rica. Isso mudou algumas décadas depois, quando a variedade foi trazida para o Panamá por um cafeicultor desse país. Em 2004, o café se destacou em uma feira da SCAA e depois disso só tem dado o que falar, seja pelo seu sabor e aroma com notas únicas (puxadas para o floral e frutado) ou pelo seu preço. É uma variedade que facilmente atinge 90 pontos na escala da SCA (o que é uma qualificação altíssima que significa um café geralmente bem frutado ou floral, com acidez mais acentuada e notas mais diferentonas).



Há alguns produtores que plantam Gesha aqui no Brasil! Eu já provei alguns. Como o terroir aqui (características do solo, etc.) é diferente, os Geshas daqui são um pouco diferentes também (mas ainda vale experimentar se você tiver a chance). Recentemente (antes do caos do Covid-19), fui em uma degustação de Geshas no Moka Clube em Curitiba. Foi uma tarde maravilhosa com degustação de três Geshas que eles vendem (cada um com um processamento: Honey, Natural e Passa). A Royalty Quality Coffee também lançou um Gesha da fazenda Vinhal no final de janeiro de 2021.



Você já experimentou o Gesha? Pagaria esse preço por ele? Deixe seu comentário abaixo para ajudar o blog se você curtiu esse post!

Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page