top of page

Isa Cafeinada

Variedade rara de café Java. Como é, por que é tão cara e de onde veio?

Atualizado: 28 de set. de 2021



Esse café da foto foi o primeiro café da variedade Java que provei.

O que é o café Java?

Ele possui esse nome, pois foi introduzido na ilha de Java, na Indonésia, nos anos 1800 pelos colonizadores holandeses que trouxeram café da Etiópia. Atualmente, esse café é comparado com o Geisha! Por esse motivo, e por ser mais difícil de se encontrar, possui um preço mais alto.


Supõe-se que o café Java é uma subvariedade do café Typica (típica), o café "pai" de muitas variedades de café atuais.


Características do grão

O grão é um pouco mais alongado do que outras variedade que eu já vi.


Sensorial do café Java que eu provei

Aroma de chocolate, senti notas bem presentes de capim limão e chocolate. Finalização mais refrescante, não tem muita acidez, mais encorpado.


Vale o preço que custa?

Considerando esse café que eu comprei em particular eu digo que não. Infelizmente, meu café chegou com uma torra um pouco mais velha e também sinto que parte do preço estava na embalagem (que pode ser reutilizada como decoração ou vaso).


Existem cafés maravilhosos à venda que não custam o preço desse café em particular. Como ocorre em muitos casos, parte do preço está na raridade desse grão, na embalagem, etc.



Gostou de conhecer mais sobre o café Java? Então confira também esse post sobre café Geisha e esse sobre café Aramosa.

Comentários


Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page