[Avaliação] Moedor para café Timemore Chestnut X Lite
- Isabela G
- 11 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Essa avaliação da Timemore será um pouco diferente das últimas que publiquei, pois essa será sobre um moedor que entra na categoria de moedores de alto padrão.
Assim como na avaliação do Chestnut C3, quero deixar um disclaimer antes de iniciar o post para esclarecer que entrei em contato com a marca para eu avaliar alguns produtos, já que a minha avaliação do Chestnut C2 deu muito ibope e já que confio demais na Timemore.
Unboxing
Sendo um moedor da categoria de luxo, a embalagem do equipamento não deixa a desejar. A caixa possui relevos e é em uma gramatura mais grossa. Ao abrir, o manual e outros papeis se encontram dentro de um envelope.
Assim como os outros moedores da marca, o moedor acompanha um pincel e um case (saco para transporte) que possui até detalhe com o modelo na etiqueta.
Dica importante: muitas pessoas têm preguiça de conferir o manual das coisas. Não deixe de conferir o manual de instruções antes do uso, pois nele você descobrirá qual é o mínimo de cliques sugeridos a fim de não desgastar as lâminas. O manual também fornece uma ideia de quais cliques utilizar para cada método de preparo.
Para conferir todo o unboxing, assista esse meu vídeo ao vivo no Instagram.
Construção

O moedor é mais robusto e pesado do que os outros que já tenho. Ele possui ranhuras nas laterais assim como uma logo em dourado e uma impressão do modelo em relevo.
O interior é todo em inox, assim como nos outros moedores da marca.
A manivela possui um design mais clean do que as do C2 e C3 e ela prende melhor na parte superior do moedor (várias vezes, ao moer no meu C2 com mais rapidez, a manivela voou...). No entanto às vezes isso torna um pouco mais difícil separar a manivela. Mas para mim compensa, uma vez que prefiro que a manivela fique bem segura.

Um outro detalhe bem bacana que até outras pessoas que testaram o moedor comigo apontaram é que a parte inferior do moedor - na caixa - é emborrachada. Ela funciona tanto como uma forma de evitar que o equipamento caia, como também permite que a caixa com o café moído seja batida de leve na mesa para soltar todo o café (algo bem interessante em moagens finas).

Capacidade
A caixa do moedor suporta até 50g de café! Na parte superior também é possível colocar tranquilamente 30g. O X Lite suporta muito mais café do que o C2 e C3.
Desmontagem
A desmontagem do X Lite segue a mesma linha dos outros moedores da Timemore. Porém ela possui um detalhe: é preciso alinhar algumas peças para montar o moedor. É um passo a mais, mas como a limpeza e desmontagem já ocupam seu tempo, para mim não é um grande problema ter que alinhar as peças. Na foto abaixo eu mostro isso:

Mós/lâminas
Assim como no C2, o X Lite possui a série S2C de lâminas, porém no caso desse último elas são 880 (no C2 são 660). A diferença visual entre as duas lâminas está no tamanho: ambas possuem seis pontas, porém a 880 é maior.

Moagem
A moagem do X Lite é muito boa. Uma pessoa que possui um Comandante (moedor alemão considerado um dos melhores moedores manuais do mundo) chegou a me falar que os dois moedores apresentam resultados parecidos.
Uma coisa curiosa sobre o moedor da Timemore é que ele dá uma "enganadinha" no final da moagem. Ele dá a impressão de que está encerrando, mas aparecem alguns grãos surpresa.
No quesito velocidade ele não é mais rápido que o C2 ou o C3, pois acredito que o foco desse moedor não seja a rapidez da moagem, mas sim a qualidade desta. Na questão da facilidade acho tranquilo moer café nele; não é difícil. Assim como com os outros moedores da marca, o moedor de vez em quando dá uma travada ou outra.
Ajuste de cliques

O ajuste de cliques no X Lite é muito simples e prazeroso. O moedor possui cliques intermediários: ou seja, você possui o clique 16 e o 16.5 (por exemplo). Além disso, os números estão gravados na peça do moedor, então você sabe exatamente o ajuste sem precisar recontar cliques.
Igualmente ao Chesnut C3, os guias de moagem estão impressos no próprio moedor a fim de facilitar a experiência de quem usa.
Qualidade dos cafés preparados
Esse moinho rende cafés muito saborosos! Sinto que com ele mesmo errando um pouco a moagem e a extração os cafés ainda saem "bebíveis". Também percebo mais clareza nos cafés, e de forma geral cafés mais equilibrados e saborosos.
O Chestnut X Lite funciona para espresso?
Sim! Fiz um teste muito divertido no Fuga Café em Curitiba. O barista/dono me auxiliou no preparo do espresso e testamos três moagens até chegarmos em um espresso que ficou delicioso. Você pode conferir esse experimento clicando aqui.
Curtiu esse post? Então você também irá gostar desses:


















![[Avaliação] Moedor para café Timemore Chestnut C3](https://static.wixstatic.com/media/35d01b_bb10b3f3c78d48d2874318102bf81db1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/35d01b_bb10b3f3c78d48d2874318102bf81db1~mv2.jpg)
Comentários