top of page

Isa Cafeinada

[Avaliação] Moedor para café Timemore Chestnut C3

A Timemore é uma das marcas queridinhas do momento quando o quesito é custo benefício de equipamentos de café. A marca chinesa está constantemente lançando produtos. Um dos mais famosos é o moedor Chestnut C2.


Nesse post irei contar sobre o moedor Chestnut C3 que recebi da marca para avaliação. Quero deixar um disclaimer antes de iniciar o post para esclarecer que entrei em contato com a marca para eu avaliar alguns produtos, já que a minha avaliação do Chestnut C2 deu muito ibope e já que confio demais na Timemore.


Unboxing e o que vem na caixa

A caixa na qual o moedor vem é simples, porém bonita. É bem parecida com a caixa do C2, que é em um papel bem grosso. O moedor e a manivela vêm protegidos pela espuma. O pincel para limpeza é muito útil e fico feliz que a marca sempre envia um, assim como o saquinho para transporte. Dica importante: muitas pessoas têm preguiça de conferir o manual das coisas. Não deixe de conferir o manual de instruções antes do uso, pois nele você descobrirá qual é o mínimo de cliques sugeridos a fim de não desgastar as lâminas. O manual também fornece uma ideia de quais cliques utilizar para cada método de preparo.


Se você quer conferir a experiência completa do unboxing, assista a esse vídeo que fiz ao vivo no meu Instagram.


Construção

ree

Assim como a versão mais recente do C2, o C3 possui o seu interior todo em inox, o que é ótimo para pessoas desastradas como eu que às vezes molham o moedor sem querer... além da longevidade maior, o inox garante uma moagem melhor por ser mais afiado.


O resto do moedor é muito parecido com o C2: o exterior possui a mesma textura e os mesmos materiais. A manivela possui plástico nela. Com o meu C2, essa parte quebrou após eu derrubá-lo diversas vezes (como eu disse, desastrada...). A única diferença no exterior dos moedores é que o C3 possui um tom mais escuro.


Capacidade

Mais uma similaridade ao Chestnut C2 é a capacidade. Ambos os moedores comportam a mesma quantidade de grãos: aproximadamente 25g na parte superior do moedor e 30g na caixa dele.


Como é a desmontagem?

A desmontagem e montagem do moedor é simples e rápida. É idêntica à desmontagem do C2 e outros moedores da Timemore. A diferença para o C2 é que as peças do C3 são um pouco mais firmes.


Diferenças entre o C2 e o C3

Lâminas/mós

A principal diferença entre esses dois moedores é o tipo de lâmina presente em cada um. O C3 possui a mesma linha de mós que o X Lite: S2C. No entanto no C3 o modelo é 660 enquanto no X Lite o 880.


Timemore Chestnut C3
Detalhe bacana na parte debaixo do moedor.

Segundo a marca, as principais diferenças no café preparado com essa lâmina são um corpo maior assim como um café mais aveludado.


ree

Ajuste de cliques

Na foto que está um pouco acima no post é possível notar que o moedor possui instruções mais específicas do ajuste no próprio, o que deixa o processo de moagem mais prático para quem está começando a usar o moedor.


Moagem e qualidade do café

Diferentes cliques no C3.

Em relação ao modelo do C2 que tenho, achei a moagem do C3 mais suave e é o moedor mais rápido entre os moedores que tenho.


Em relação aos cafés que eu preparei usando o C3, achei todos satisfatórios. O café fica de uma forma geral mais claro, limpo, porém não é uma diferença tremenda para o C2.


O C3 funciona para espresso?

Não cheguei a testá-lo para espresso como fiz com o X Lite, pois o moedor não possui ajustes tão precisos. É provavelmente possível conseguir tirar um espresso com esse moedor assim como o C2, embora não seja tão recomendado para isso. Nesse caso, recomendo o X Lite.


Custo benefício

Para o que esse modelo entrega, a faixa de preço dele é bem justa. Ele custa aproximadamente 330-350 reais no Aliexpress. Se o seu desejo é apenas preparar um bom café coado, aeropress, moka/cafeteira italiana, prensa francesa, recomendo esse moedor ou o Chestnut C2 (que tem um custo levemente mais baixo).



Curtiu esse post? Então não deixe de conferir:





1 comentário


Ótimo texto. Obrigado!

Curtir
Isabela Gugelmin - Autora

Sou Isabela, formada em Relações Internacionais. Também sou amante de cafés. Por esses motivos, estou sempre em busca de aventuras cafeinadas. Aqui no blog você encontra algumas dessas aventuras assim como curiosidades, receitas e muito mais sobre café! Venha aprender junto comigo ;)

Curitiba, PR

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page